Os golpes na internet estão cada vez mais frequentes, em especial depois da pandemia, onde as principais atividades do nosso cotidiano passaram a ser feitas exclusivamente pelo mundo virtual, causando dependência de serviços online e assim gerando riscos cada vez mais evidentes com o grande número de golpes aplicados a pessoas inocentes, o que faz surgir as seguintes dúvidas:
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS GOLPES?
– Golpe do perfil falso no WhatsApp
-Golpes em plataformas de compra/venda online
-Golpe dos falsos links
-Golpe do falso intermediador de vendas
-Golpe do falso empréstimo (principalmente para nomes negativados)
-Golpe do amor (realizado através de aplicativos de relacionamento)
-Golpe do falso sequestro
-Golpe da troca de cartão de crédito
-Golpe do falso site de leilão
-Golpe da sextorsão/nudes
-Golpe da clonagem do WhatsApp
-Golpe do bilhete premiado
-Golpe da recuperação de veículo furtado
-Golpe da falsa ligação do banco
-Golpe do voucher/cupom de desconto em restaurante
COMO PODEMOS PREVENIR?
– Nunca forneça seus dados pessoais ou bancários via telefone;
– Caso receba ligações de instituições financeiras, dirija-se à agência bancária para confirmar a informação;
-Fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros);
– Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes;
– Nunca informe códigos recebidos por mensagem para ninguém;
– Habilite a “confirmação em duas etapas” no aplicativo WhatsApp. Para isso, dentro do seu aplicativo clique em “configurações/ajustes” e depois clique em “conta”, escolha a opção “confirmação em duas etapas” e habilite a senha de 6 dígitos numéricos. Isso impede que golpistas façam a clonagem do WhatsApp;
Observação: Esse código numérico é uma senha, portanto não envie para ninguém
– Se receber mensagens sobre promoções e vendas, sempre ligue e confirme através de canais de comunicação oficiais do estabelecimento;
– Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp ou SMS, na dúvida, entre em contato direto com os canais oficiais de comunicação;
– No caso de negociações online, faça sempre questão de ver o bem pessoalmente e busque outras formas de confirmar que realmente a pessoa que está vendendo é a mesma que está sendo feita a negociação;
– Instituições financeiras nunca solicitam pagamentos prévios para a liberação de valores;
– Sempre desconfie de ofertas imperdíveis, na dúvida, procure os canais oficiais de comunicação da instituição;
– Nunca compartilhe fotos e vídeos íntimas através de mensagens;
– Nunca deposite valores antecipadamente e não caia na tentação de comprar bens móveis e imóveis com valores abaixo do mercado;
– Cuidado com operações bancárias (depósitos ou transferências em dinheiro) para pessoas do seu círculo familiar ou de amigos, principalmente quando isso é solicitado exclusivamente através do WhatsApp;
– Independente da circunstância, evite pagar o resgate para reaver o seu bem.
O QUE FAZER?
– O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência nas Delegacias especializadas, ou Delegacia de Polícia mais próxima;
– No caso de golpes pelo WhatsApp, denunciar através do e-mail: suporte@whatsapp.com, também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e clicar em “denunciar”.
Para mais informações, consulte um advogado especialista.
Por Fernanda Andrade Aguiar – Márcio Beckmann Advogados Associados