A Equiparação salarial é o direito que todo trabalhador que exerce a mesma função tem de receber o mesmo salário e ser tratado de maneira digna e igualitária. Dessa forma, esse instituto é estabelecido a fim de evitar discriminação entre os trabalhadores que exercem as mesmas atividades, fazendo com que todos tenham os mesmos direitos.

Com isso, as empresas que não pagam seus funcionários de forma igualitária devem indenizá-los por danos morais e devem pagar a diferença salarial existente. Vale ressaltar que para poder ajuizar ação de equiparação salarial é necessário cumprir os seguintes requisitos: identidade de função, mesmo empregador, mesmo estabelecimento comercial, que haja prestação de serviços simultaneamente entre o reclamante e o trabalhador ao qual pede equiparação, além de outros requisitos.

Além disso, é necessário mencionar que a legislação trabalhista proíbe distinção de salário em razão de sexo, etnia, nacionalidade ou idade. Portanto, se você se identificou com as hipóteses mencionadas, entre em contato urgente com um advogado especialista para sanar suas dúvidas e garantir que seu direito não seja lesado.