Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades, além de ser uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Podemos citar as condutas mais comuns de assédio moral, são elas:

– Sobrecarregar o colaborador com novas tarefas ou retirar o trabalho que habitualmente competia a ele executar, provocando a sensação de inutilidade e de incompetência;

-Ignorar a presença do assediado, dirigindo-se apenas aos demais colaboradores;

– Passar tarefas humilhantes;

-Gritar ou falar de forma desrespeitosa;

– Espalhar rumores ou divulgar boatos ofensivos a respeito do colaborador;

-Não levar em conta seus problemas de saúde;

– Desconsiderar ou ironizar, injustificadamente, as opiniões da vítima;

-Impor condições e regras de trabalho personalizadas, diferentes das que são cobradas dos outros profissionais;

-Delegar tarefas impossíveis de serem cumpridas ou determinar prazos incompatíveis para finalização de um trabalho, dentre outras.

Todas as situações listadas acima trazem consequências psicológicas, físicas, sociais e profissionais para o assediado e prejudica o ambiente de trabalho, as organizações e o Estado.

Atenção! Existem também algumas situações em que não devem ser confundidas com assédio moral como, eventuais reclamações por tarefa não cumprida ou realizada corretamente, a sobrecarga de trabalho, que só pode ser vista como assédio moral se usada para desqualificar especificamente um indivíduo ou se usada como forma de punição,  o uso de mecanismos tecnológicos de controle, como ponto eletrônico, e a condição física do ambiente de trabalho, que não representa assédio moral, exceto se o profissional estiver sendo colocado nessas condições para desmerecê-lo frente aos demais.

Se você está passando por alguma dessas situações, ou conheça alguém que esteja passando, consulte um advogado especialista clicando no botão do whatsapp no canto esquerdo da tela para orientar você e tirar suas dúvidas!